sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Atividade 2-2



Eproinfo Integrado
Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: Luciene Moreno Gomes
Unidade: 2
Atividade: 2.2
Formador (a): Lourdes Misael Moreno Gomes


Navegando em busca do conceito hipertexto


Podemos encontrar milhares de resultados de hipertexto no google. Tive muita facilidade de navegar na internet, sempre é muito bom e enriquecedor fazer qualquer tipo de pesquisa, podemos encontrar tudo o que necessitamos. Sendo assim não é diferente com o hipertexto, são vários textos a disposição para ajudar a encontrar as respostas, dentre eles artigos e vídeos.
O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário muita interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura escrita das metanarrativas.
O hipertexto é um texto que permite ao leitor ir de um bloco de informações a outros, situado dentro do próprio texto. O texto escrito, podem ser consideradas como hipertexto as notas de rodapé, indicações de remissões, índices, sumários, bibliografias, citações que permitem a movimentação do leitor.
Dentro do hipertexto, os links que existe permitem avançar vários caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como navegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário