sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


Eproinfo Integrado
Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: Luciene Moreno Gomes
Unidade: 2
Atividade: 2.3
Formador (a): Lourdes Misael Moreno Gomes


Conceituando Hipertexto
O hipertexto é um texto em formato digital na qual tem outros cunjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons.
O hipertexto é um tipo de texto que contem hiperlinks ou links que nos levam a outros textos ou outras paginas . Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, É uma ligação que facilita a navegação dos internautas e é muito facil de manusear. São dividido em dois tipos de hipretexto.
Hipertextos Exploratórios e Hipertextos Criadores. Os Hipertextos Exploratórios oferecem recursos de navegação que ajudam ao usuário a localizar e a coletar informação, facilitando a exploração do espaço informacional. Hipertextos Criadores necessitam que o leitor interfira ativamente criando, mudando, produzindo novas versões de caminhos, vínculos, agindo não só na construção do seu hipertexto como influenciando o processo de formação da estrutura do Hipertexto que ainda não existe.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes.
Uma atividade colaborativa traz muitos benefícios na construção individual e coletiva do conhecimento.
Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário